19/09/2014
A prefeitura de Vila Velha definiu novas regras para a reforma de todas as calçadas no município.
De acrodo com o projeto Calçada Legal, todas as calçadas deverão ser acessíveis e ter uma faixa de percurso seguro para os pedestres, livre de obstáculos, e um afaixa de serviço, onde poderão ser intalados postes, lixeiras, sinalização de trânsito, etc.
Segundo a secretária de Desesnvolvimento Urbano de Vila Velha, Ana Márcia Erler, as regras seguem orientação da norma 9050 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
O objetivo é proporcionar às pessoas com dificuldade de locomoção, como deficientes físicos e visuais, mais segurança, enquanto circulam por vias públicas do município.
A reforma será de responsabilidade dos proprietários. Isso significa que os moradores deverão contratar profissional (arquiteto, projetista ou pedreiro) para que a adaptação da calçada seja realizada dentro das normas.
"O morador pode também procurar a prefeitura para receber instruções", orientou.
Ela também ressaltou que a certidão de habilidade do município, que testa que o imóvel está apto para receber moradores, só está sendo entregue aos empreendimentos que contam com a calçada adequada.
Para que os moradores participem do projeto Calçada Legal, a Prefeitura de Vila Velha realizará campanhas de mobilização com intuito de ressaltar a importância de calçadas acessíveis para a população.
AS REGRAS
Regras para a reforma de calçadas: