04/11/2014
O uso de materiais diferenciados, produtos tecnológicos e propostas para a redução do tempo e dos custos em edificações, garantindo segurança e qualidade nas obras, são algumas das novidades que serão apresentadas na Expo Construções 2014, primeira grande feira do setor da construção no Espírito Santo. O evento começa hoje e vai até sexta-feira 7, no Pavilhão de Carapina, Serra.
Ao todo, serão 150 empresas fornecedoras e expositoras. Na feira, haverá também rodadas de negócios, clínicas técnicas, rodadas itinerantes e a Qualicon – Qualidade, Inovação e Tecnologia na Construção Civil, evento que reúne debates e palestras.
No Estado, a construção civil responde por 5% do PIB e, neste ano, somente na Grande Vitória, são mais de 30,5 mil unidades em construção, mais do que o triplo de uma década atrás, quando em 1994 foram construídas 9,4 mil unidades imobiliárias.
O Espírito Santo também conta, hoje, 2,5 mil empresas ligadas à cadeia produtiva, incluindo construtoras, empreiteiras, fornecedoras de produtos e prestadores de serviço, segundo o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito Santo (Sinduscon-ES).
“Nossa expectativa é de que a Expo Construções venha fomentar novos negócios para a cadeia produtiva da indústria da construção capixaba e apresente ao mercado a força que tem o construbusiness. Teremos, ainda, a oportunidade de debater novas tecnologias e inovação com os profissionais do setor, através da Qualicon. Portanto, um evento que já nasce robusto”, comenta o presidente do Sinduscon-ES, Aristóteles Passos Costa.
A Expo Construções 2014 conta com a participação expositores dos segmentos de cerâmica vermelha, vidro, plásticos (tubos e conexões), química (tinta e argamassa), cimento, gás, pedreira, rochas, esquadria, paisagismo, móveis em série e marcenaria e tecnologia de informação, reunidos em uma área de dez mil metros quadrados.
A feira é voltada para empresas e profissionais do setor, que podem se credenciar pelo site www.expoconstrucoes.com.br. A feira funcionará das 14 às 21 h.
PALESTRAS
Serão realizadas dezoito palestras em três dias de evento. A Qualicon 2014 também será marcada pela entrega do Prêmio RH às empresas que se destacam com boas práticas na gestão de pessoas.
Amanhã, a palestra será às 14h, com a 7ª edição do Seminário de Obras Públicas do Espírito Santo, que tem a Lei de Licitações, a formação de preços de obras e o impacto dos custos de administração local e central como temas para o debate.
Na quinta, será a vez do Seminário de Construções Civis e Montagens Industriais, que vai abordar a tecnologia de construção e projetos em portos, passaporte industrial e gestão de obras. Ao mesmo tempo, na sala da Qualicon, serão realizadas palestras sobre energias alternativas, materiais sustentáveis e BIM.
Fonte: Jornal A Gazeta.